Nvidia, ARM e Intel criam novo padrão para tecnologia de IA

Nvidia, ARM e Intel criam novo padrão para tecnologia de IA

As três maiores empresas no ramo das tecnologias, a Nvidia, Arm e Intel, encontram-se a desenvolver um novo padrão que pretende ajudar no desenvolvimento da Inteligência Artificial.

De acordo com a ideia criada pelas empresas, estas pretende adotar o novo 8-bit floating point (FP8), um padrão que pretende otimizar o uso da memoria e processamento por parte dos algoritmos de IA.

Segundo revela Shar Narasimhan, diretor de marketing de produtos de treinamento de IA e GPU de data center na Nvidia, o objetivo deste novo padrão será criar um ponto central para desenvolver novas tecnologias focadas para IA, e que tenham a necessidade de elevadas capacidades de processamento, além de fornecerem a ligação entre o software e hardware de forma mais simples para os programadores.

Este novo padrão vai ser implementado na arquitetura GH100 Hopper da Nvidia e também no chipset Gaudi2 AI da Intel. Narasimhan afirma que o FP8 pode obter um desempenho consideravelmente elevado para o processamento de tarefas de IA, que pode atingir mesmo a capacidade similar aos de 16 bits.