Parabéns Android! 14 anos depois ainda como o sistema mais utilizado

Parabéns Android! 14 anos depois ainda como o sistema mais utilizado

Pode não parecer, mas faz hoje 14 anos que surgiu pela primeira vez o Android junto do publico. Um sistema que veio revolucionar o mercado dos smartphones, e que tem vindo a evoluir desde o primeiro dia.

Ao contrário do foco mais fechado da Apple com o seu ecossistema, a ideia da Google passava por criar um sistema que fosse aberto para todos, e estivesse disponível para qualquer um. E 14 anos depois, podemos dizer que essa ideia foi fortemente atingida, sendo um dos sistemas mais populares no mercado dos dispositivos móveis.

Mesmo na sua primeira versão publica, o Android foi visto com entusiasmo, trazendo algumas funcionalidades que, até então, não se encontravam na maioria dos dispositivos móveis. O multitasking foi uma das otimizações que a Google pretendia desde essa altura, e tem vindo a melhorar com cada nova geração.

No entanto, muito evoluiu desde então. Se olharmos para trás, a primeira versão do Android estava desenhada para dispositivos completamente diferentes do que temos hoje em dia. Esta versão nem sequer suportava mais do que um toque ao mesmo tempo, algo que muitos consideram essencial para os tempos modernos.

Android 1

Na verdade, a ideia de “smartphone” era completamente diferente. A primeira versão do Android nem sequer tinha suporte para um teclado integrado no ecrã, necessitando de um físico junto com a estrutura do dispositivo.

Também as apps evoluirão. Na altura o conhecido Android Market tinha apenas algumas apps de entidades reconhecidas, longe dos milhões que existem atualmente. Além disso, era uma altura em que nem mesmo apps pagas se encontravam na plataforma – sim, as apps estavam disponíveis no Android market de forma gratuita.

Apenas em 2009 foi oficialmente adicionado o suporte para aplicações pagas pelo Android Market, onde os utilizadores poderiam pagar para acederem a conteúdos extra – com a google a ficar com uma parte das receitas e a restante a ir para programadores.

Mas se olharmos para as funcionalidades do sistema, enquanto que os smartphones de hoje são capazes de capturar fotos e vídeos em resoluções elevadas, a primeira versão do Android era focada apenas para um conteúdo: fotos. Não era possível usar a câmara do Android para capturar vídeos, algo que apenas veio a surgir na versão 2.0 do sistema – onde também chegou o suporte a zoom digital e flash.

Qual foi o seu primeiro smartphone Android?

Deixe nos comentários!