Prepare-se para uma enchente de placas gráficas no mercado em segunda mão

Prepare-se para uma enchente de placas gráficas no mercado em segunda mão

Se está a pensar comprar uma placa gráfica em segunda mão, prepare-se para encontrar brevemente no mercado uma enchente de novas gráficas para venda. E talvez seja melhor ter cuidado, porque uma grande maioria pode ter sido usada para mineração.

Como tem vindo a ser noticiado nos últimos dias, recentemente a Ethereum realizou o que ficou conhecido como “The Merge”, passando para o formato de Proof-of-Stake (PoS). Esta mudança acredita-se que venha a trazer melhorias energéticas para toda a rede, com estimativas de menos 99% de energia consumida pela mesma.

Em parte, isso acontece porque o formato Proof-of-Stake (PoS) deixa de existir a necessidade de mineração para realizar as ações da rede. Ou seja, quem anteriormente minerava ETH, agora vai deixar de o poder realizar.

E é aqui que entram os problemas, pelo menos para o mercado dos componentes em segunda mão. Como a mineração deixa de ser necessária sobre uma das criptomoedas mais populares do mercado, muitos dos que realizavam esta tarefa passam agora a ter gráficas sem utilidade.

Enquanto que muitos podem optar por minerar outro género de criptomoedas, existe também que opte por vender o stock em excesso de gráficas que tenha. Com isto, é possível que durante os próximos tempos venhamos a ter uma enchente de novas gráficas no mercado em segunda mão.

Aqui será importante para os consumidores terem atenção ao que estão a comprar. As placas de mineração muitas vezes são usadas de forma intensiva, e não se sabe exatamente o ambiente de onde as mesmas vieram. Com isto, existe o potencial da vida útil da placa ser gravemente afetada.

Apesar de existir quem considere que a mineração não afeta a vida útil – até tendo em conta que quem a realiza tenta colocar a voltagem da placa mais baixa do que o normal, para reduzir consumo de energia e temperaturas – não se nega que estas placas foram usadas de forma bastante intensiva, o que afeta sempre a sua vida útil.

Portanto, se vai estar em mercados em segunda mão, tenha cuidado com o que encontra e tente verificar sempre o máximo de informação sobre as placas antes de realmente as comprar.