Proton Drive pretende ser a aposta privada contra o Google Drive

Proton Drive pretende ser a aposta privada contra o Google Drive

O Google Drive é uma excelente ferramenta para quem pretenda guardar os seus documentos e ficheiros na cloud, de forma segura. No entanto, para muitos pode não ser a ferramenta mais adequada, tendo em conta a privacidade.

A pensar nisso, encontra-se agora disponível o novo Proton Drive, da reconhecida empresa também gestora de serviços como o Proton VPN e Proton Mail. Reconhecida pelo seu foco na privacidade, a empresa revelou que o Proton Drive permite aos utilizadores enviarem os seus conteúdos para a nuvem de forma segura.

A versão Beta desta plataforma tinha vindo a ser testada desde 2020, mas apenas agora chega na sua versão final estável para todos. A chegada da versão web do mesmo é ainda acompanhada pela aplicação para Android, embora infelizmente ainda não esteja disponível a aplicação de sincronização para desktop.

Apesar de o foco ser na privacidade, existem algumas limitações que são importantes de ter em conta. A primeira será que a funcionalidade da plataforma, para já, parece ser centrada para a web. Não existe uma forma de sincronizar conteúdos automaticamente da maioria dos sistemas, e tirando a aplicação para Android – que ainda está numa fase inicial de desenvolvimento – a única forma de enviar conteúdos será pela interface web.

Além disso, também não se encontram disponíveis ferramentas para edição de ficheiros, como acontece com o Google Docs, etc. Os utilizadores necessitam de descarregar os ficheiros para os seus sistemas, editando os mesmos e enviando os conteúdos novamente para a plataforma.

Outra limitação encontra-se a nível do armazenamento. Apesar de existir uma oferta gratuita, com 1 GB de armazenamento na cloud, os planos pagos possuem custos ligeiramente mais elevados, com um plano de 200 GB por 3.99 euros mensais, e um de 500 GB por 9.99 euros mensais.

Alguns utilizadores podem considerar que este é um pequeno preço a pagar tendo em conta a privacidade, mas ao mesmo tempo, é um valor mais caro do que muitas alternativas no mercado.