Reino Unido vai investigar serviços cloud da Amazon, Microsoft e Google

Reino Unido vai investigar serviços cloud da Amazon, Microsoft e Google

As autoridades do Reino Unido irão brevemente iniciar uma nova investigação, tendo como foco os serviços na nuvem de grandes empresas como a Amazon, Microsoft e Google.

De acordo com a Reuters, em causa encontra-se a investigação a possíveis práticas de anti-concorrência por parte destas empresas, sobre o mercado de servidores cloud. Para já a investigação encontra-se centrada sobre os serviços que são fornecidos sobre a Amazon, Google e Microsoft.

A agência reguladora de comunicações do Reino Unido, Ofcom, indica ainda que é possível que se venham a verificar investigações do mesmo formato para outro género de plataformas, tendo sido deixado como exemplo as plataformas de comunicações como o WhatsApp e Zoom.

A investigação poderá demorar até 12 meses, e como referido, terá o objetivo de analisar se estas empresas encontram-se a realizar práticas que podem colocar em causa os rivais no mercado.

De acordo com os dados mais recentes, estas três empresas são atualmente responsáveis por 81% das receitas de serviços cloud na Internet.