Revolut afirma ter sido vítima de ataque informático
A plataforma do Revolut sofreu um ataque, no qual se acredita que tenham sido afetados dados pessoais de milhares de clientes da plataforma.
O incidente terá ocorrido faz aproximadamente uma semana, sendo que a empresa classifica o mesmo como sendo bastante direcionado contra a mesma. De acordo com o comunicado da mesma, os atacantes obtiveram acesso aos dados internos da mesma, e tiveram durante algumas horas acesso aos dados pessoais de 0.16% dos clientes da plataforma.
A empresa afirma que, assim que o ataque foi identificado, foram aplicadas medidas imediatas para bloquear o acesso, sendo que os clientes afetados também foram prontamente notificados. Os clientes que não receberam um email da Revolut não terão sido afetados pelo ataque.
De acordo com os documentos fornecidos pela empresa às autoridades da Lituânia, onde a sede bancária da empresa se encontra localizada, foram afetados 50150 clientes. Detalhando estes números, cerca de 20687 clientes encontravam-se localizados na zona económica europeia e 379 na Lituânia.
Entre os dados que os atacantes tiveram acesso encontram-se emails, nomes completos, moradas, números de telefone, informações sobre as contas de cliente e alguns detalhes limitados em nível de pagamentos na plataforma. A empresa sublinha que dados dos cartões, PINs ou senhas não foram afetadas pelo ataque.
A empresa sublinha ainda que o dinheiro dos clientes nas suas contas continua seguro, e não existe qualquer impacto sobre o funcionamento do serviço. Em parte, a empresa alega que conseguiu conter o ataque rapidamente, o que evitou que o mesmo afetasse mais clientes.
Para já ainda se desconhecem detalhes sobre como o atacante terá obtido acesso aos sistemas internos da empresa, mas acredita-se que poderá ter sido através do uso de dados de login associados a funcionários da mesma, que terão sido comprometidos em diferentes ataques.