Starlink está a ficar mais lento conforme número de utilizadores aumenta

Starlink está a ficar mais lento conforme número de utilizadores aumenta

Quando a Starlink foi revelada, uma das grandes vantagens da mesma encontrava-se no facto de se poder ter internet com boas velocidades em praticamente qualquer lugar. No entanto, isso tem vindo a alterar-se ligeiramente, pelo menos a nível da velocidade.

Conforme cada vez mais utilizadores usam os serviços da Starlink, parece que a velocidade média da ligação também tem vindo a cair consideravelmente. Nos EUA, de acordo com a Ookla, a velocidade média da Starlink passou dos 90.6 Mbps para 62.5 Mbps durante o primeiro e segundo trimestre deste ano.

Também as velocidades de upload parecem ter sofrido mudanças, tendo caído de 9.3 Mbps para 7.2 Mbps. A latência também aumentou ligeiramente, de 43 para 48 ms.

Segundo o estudo da empresa, apesar de o foco ter sido nos EUA, os testes comprovam que as velocidades médias tanto de download como upload caíram em praticamente todos os países onde o serviço se encontra disponível.

Em Portugal, no entanto, a velocidade média – apesar de mais reduzida face aos meses anteriores – ainda continua a ser uma das mais elevadas, tendo atingido os 123.01 Mbps de download e 28.52 Mbps de upload, com uma latência de 43 ms.

dados em Portugal sobre velocidade starlink

Esta queda de valores, no entanto, encontra-se diretamente relacionada com o número de utilizadores que se encontram ligados sobre a rede, e que tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos tempos. Apesar de a plataforma ainda ter um valor mais elevado que as ligações de banda larga existentes por cabo, ao mesmo tempo pode ser o melhor método de acesso para muitos, sobretudo em zonas onde a internet regular não se encontra disponível.