“Tamanho de Buffer” no Android: realmente melhora o desempenho?

“Tamanho de Buffer” no Android: realmente melhora o desempenho?

Se costuma estar atento a formas de otimizar o seu dispositivo Android, é possível que já tenha ouvido falar das “Opções de Programador”. Esta pequena funcionalidade “escondida” sobre o Android permite obter acesso a algumas funcionalidades extra que podem ser alteradas.

Como o nome indica, estas ferramentas são mais voltadas para programadores, no desenvolvimento de apps para o sistema ou para testar funcionalidades do mesmo. No entanto, existem certas configurações que, quando alteradas, podem também ser uteis para os restantes utilizadores.

Uma das que tem vindo a ganhar destaque nos últimos tempos é a “Tamanho do Buffer”, ou também conhecido como “Tamanhos da memória intermédia do Registo“. Vários vídeos do YouTube e TikTok apontam que aumentar esta configuração traz melhor desempenho para o sistema. Mas será que é verdade?

Como o nome indica, esta configuração permite que os utilizadores possam alterar o tamanho do buffer. Por norma, aumentar o buffer de um sistema acaba por trazer melhorias, pois permite que mais conteúdos sejam colocados na memória ou aumento a velocidade de transferência de dados, por exemplo.

tamanho de buffer no android

No entanto, a ideia no caso do Android é totalmente diferente – e se está a seguir estes guias na esperança de melhorar o desempenho do seu dispositivo, lamentamos informar que não vai notar qualquer mudança.

O “Tamanho do Buffer” nas opções de programação do Android diz respeito não às configurações do sistema em si, mas do registo das apps (logs). Esta opção altera o tamanho que os ficheiros de registo das aplicações em desenvolvimento podem ter – basicamente, ajusta o tamanho máximo de dados que podem ser recolhidos pelos logs das apps.

Esta informação é apenas útil para programadores, durante o desenvolvimento das apps, como forma de recolher dados do funcionamento da app. Para os utilizadores finais, estes não deverão sequer ter qualquer registo a ser criado por padrão dentro desta funcionalidade, e como tal, alterar o conteúdo da mesma não terá qualquer utilidade.

Além disso, de todo este valor não altera qualquer desempenho do sistema. Tendo em conta que apenas se aplica ao registo das apps que é criado por programadores, não vai afetar de nenhuma forma o funcionamento das apps dentro do sistema, ou o próprio Android como um todo. Também não vai trazer nem melhorias nem prejudicar o desempenho do sistema.

Se realmente quiser uma forma de otimizar o desempenho do seu smartphone Android, um ponto importante que pode realizar será remover aplicações que não necessite, que podem estar em segundo plano a consumir desnecessariamente recursos.