Twitch bloqueia login em contas com o navegador Brave
O Twitch é uma das maiores plataformas de streaming atualmente no mercado, e com isto conta com utilizadores que acedem a partir de diferentes navegadores. No entanto, recentemente a plataforma começou a realizar algumas mudanças que podem afetar consideravelmente quem não use os maiores navegadores do mercado.
Nas últimas semanas, tanto utilizadores pela internet como também aqui no TugaTech, temos verificado que o Twitch não se encontra a realizar o login corretamente quando se usa um navegador como o Brave.
Inicialmente, a questão foi colocada se o problema poderia estar relacionado com alguma atualização recente do navegador. O Brave é baseado na base do Chromium, o mesmo motor que é usado no Chrome, Edge e Opera.
Quando os utilizadores tentam realizar o login nas suas contas do Twitch, simplesmente surge uma mensagem a indicar que ocorreu um erro no processo. No entanto, o mesmo problema não se verifica em outros navegadores, como o Chrome ou Firefox.
Como o problema apenas começou a ser verificado de forma esporádica para alguns utilizadores, acreditava-se que poderia ser um problema apenas deste navegador. No entanto, parece que vai mais além disso.
De acordo com a resposta da conta de suporte do Twitch a alguns utilizadores, a plataforma parece encontrar-se ciente de problemas de login usando o navegador Brave, e encontra-se a recomendar que os utilizadores alterem para um navegador que seja “compatível” com o serviço – neste caso, o Chrome, Edge ou Firefox.
Ao que parece, o Twitch encontra-se agora a banir por completo o uso do Brave como navegador para a sua plataforma. De notar que isto aplica-se a todos os utilizadores deste navegador, mesmo que as ferramentas de bloqueio de publicidade (conhecidas como Brave Shields) estejam desativadas sobre o serviço.
O TugaTech tentou entrar em contacto com o Twitch para obter mais informações sobre o caso, mas até ao momento não foi obtida uma resposta.
Até ao momento ainda se desconhece o motivo pelo qual o Twitch se encontra a bloquear o navegador de permitir aos utilizadores realizarem o login nas suas contas. De notar que o acesso ao site, bem como às transmissões, ainda é possível de ser feito – apenas o login nas contas dos utilizadores não é possível.
No entanto, ao mesmo tempo, isto abre um precedente importante. Se mais plataformas começarem a bloquear determinados navegadores de acederem aos seus serviços, poderá limitar-se consideravelmente a liberdade dos utilizadores em usarem os programas que pretendam para tal.
Neste caso, uma das grandes funcionalidades do Brave encontra-se na privacidade que fornece para os utilizadores, e na inclusão de algumas funcionalidades de bloqueio de publicidade. No entanto, a sua base é idêntica ao Chrome, Edge e bastantes outros navegadores que são baseados no Chromium – como tal, as funcionalidades em geral não devem ser afetadas face às alternativas.