Verifique se os seus dados foram afetados pelo ataque à TAP

Verifique se os seus dados foram afetados pelo ataque à TAP

Como se sabe, de forma recente a TAP foi alvo de um ataque informático, de onde dados pessoais associados com 1.5 milhões de clientes terão sido afetados. Os atacantes publicaram a lista completa dos afetados a partir do seu website na deep web, mas existe agora uma forma de validar se foi afetado.

O portal “have i been pwned?” acaba de enviar para a sua base de dados esta lista, permitindo assim que os utilizadores possam verificar se as suas informações pessoais estão afetadas por este ataque.

Tudo o que será necessário fazer será aceder ao site, e colocar no campo de texto o seu endereço de email principal. Caso tenha sido afetado, na lista de ataques irá surgir a referência aos dados da TAP.

De relembrar que o ataque aconteceu em Agosto de 2022, tendo sido expostos mais de 5 milhões de endereços de email únicos. Por entre os dados que terão sido roubados encontram-se nomes, datas de nascimento, números de telefone e moradas completas.

Caso o seu email esteja na lista de utilizadores afetados, recomenda-se que tenha atenção a qualquer mensagem que possa eventualmente receber, sobretudo de fontes desconhecidas, uma vez que se podem tirar proveito dos dados para enviar esquemas de phishing personalizados ou mais elaborados.