Winamp 5.9 chega oficialmente em versão final
Para alguns, o nome Winamp deve trazer alguma nostalgia, sendo um dos leitores multimédia mais reconhecidos e antigos da indústria. E depois de uma longa espera – de anos na verdade -a versão final da 5.9 encontra-se finalmente disponível.
Esta nova versão chega com grandes melhorias para um dos mais icónicos leitores da internet. Além de várias correções de bugs, este conta ainda com diversas melhorias, entre as quais se destaca o total suporte para o Windows 11, transmissões HTTPS e ainda melhorias na leitura de conteúdos clássicos como CDs de musica.
A última versão oficial do Winamp tinha sido a 5.666, lançada em 2013. Em 2018, no entanto, uma versão 5.8 acabou por ser revelada na internet, embora os programadores tenham confirmado que iriam continuar a desenvolver o programa – embora durante este processo a gestão do programa tenha mudado várias vezes de mãos.
Hoje, finalmente a versão Winamp 5.9 Final Build 9999 encontra-se disponível para todos, marcando o fim de quase quatro anos de desenvolvimento desde que a versão 5.8 foi conhecida.
A lista de alterações feitas é bastante extensa, e os interessados podem verificar a mesma sobre o site do Winamp. No entanto, este será o culminar de quatro anos de desenvolvimento – ou mais na verdade, se tivermos em conta o fim do desenvolvimento previsto em 2013.
Uma das maiores mudanças encontra-se sobre a alteração da base do Winamp do antigo Visual Studio 2008 para o mais atualizado Visual Studio 2019. Isto pode causar alguns problemas para utilizadores que não tenham o Visual Studio 2019 Redistributable instalado, mas felizmente será uma correção simples de se realizar.
Destaca-se ainda o novo diretório para podcasts, que permite encontrar rapidamente conteúdos que podem ser do interesse do utilizadores sobre a rede de shoutcast.
Os interessados podem descarregar a versão mais recente a partir do site oficial do Winamp.