Apple App Store regista receitas mais baixas dos últimos sete anos
A Apple App Store continua a ser uma das maiores fontes de receitas da Apple, a par com o seu hardware. No entanto, os dados mais recentes apontam que ocorreram algumas quedas interessantes de se verificar e que podem estar a mostrar uma tendência para o futuro.
De acordo com os dados da empresa Morgan Stanley, a App Store registou em Setembro um dos valores mais baixos dos últimos anos relativamente às receitas. Estes dados indicam que a plataforma de aplicações da Apple registou um dos piores valores dos últimos sete anos, tendência que tem vindo a ser verificada nos últimos meses também.
Neste caso, as receitas da plataforma caíram cerca de 5% no período de um ano, sendo que os jogos foram os que sentiram as maiores quedas, num total de 14% em comparação com o ano anterior. Em parte, o relatório indica que muitos consumidores da Apple estão mais cautelosos na hora de pagar pelas suas aplicações, face também ao impacto no mercado financeiro.
Com os mercados a ficarem mais apertados, os consumidores parecem estar a focar os seus gastos em itens mais importantes para o dia a dia do que propriamente aplicações em geral, o que se regista e confirma também nos dados da App Store.
Esta ideia é algo que a própria Apple também parece estar ciente, sendo que os resultados financeiros mais recentes da empresa também apontam que existe cada vez mais consumidores a serem conservadores na hora de gastarem dinheiro nas apps.
É importante notar que a Apple também realizou algumas alterações recentemente sobre a App Store, que levou a aumentos de custos nas aplicações e para os programadores, o que também pode ter influência sobre as receitas da plataforma como um todo para os meses seguintes.
Infelizmente, também parece que o caso não está positivo para o lado do Android, com os detalhes iniciais a apontarem que a Google Play Store também registou quedas nas receitas, com os valores a rondarem os 9%.