ByteDance gasta valor impressionante em marketing das suas plataformas
A ByteDance é mais conhecida por ser a empresa mãe associada com o TikTok, e como tal também uma das gigantes da Internet. Mas isso não surge sem um pouco de marketing, e no caso da empresa, os dados mais recentes apontam que esta tem vindo a expandir consideravelmente o seu investimento nesta área para tornar as suas plataformas ainda mais populares.
De acordo com um relatório do portal chartr, a Bytedance terá gasto elevadas quantidades de dinheiro em marketing ao longo de 2021. Os dados apontam que a empresa gastou quase 19.2 mil milhões de dólares apenas para este setor durante todo o ano de 2021, um valor consideravelmente acima dos anos anteriores e até mesmo de outras empresas no mercado.
Para comparação, a Bytedance terá gasto mais 5 mil milhões de dólares em marketing no mesmo período em comparação com a Meta. Em parte, isto pode justificar-se com o facto que plataformas com o Facebook e Instagram estão junto dos consumidores faz mais tempo, e como tal são mais conhecidas, enquanto o TikTok e similares da Bytedance necessitam de chegar a mais locais.
Ainda mais interessante será o facto que este marketing, para além de ser superior ao da Meta, é também em comparação com outras plataformas sociais, como o Twitter, Pinterest ou Snapchat, e considerado mesmo um dos maiores do mercado.
No entanto, este investimento também parece ter sido positivo para a empresa, que no mesmo período registou receitas de quase 61.7 mil milhões de dólares. Ou seja, este investimento claramente compensou tendo em conta os ganhos que dai surgiram.
É também possível que o TikTok tenha vindo a apostar mais no marketing tendo em conta a competição no mercado. Desde que a plataforma começou a ganhar tração, vários outros serviços sociais começaram também a criar as suas próprias versões do “TikTok”, como é o caso do Reels. Com isto, a Bytedance necessita de tentar atrair mais utilizadores para a plataforma que deu origem ao tema.
No entanto, mesmo ficando atrás da Meta em nível de gastos em marketing, a empresa ainda não conseguiu ultrapassar a Alphabet, que durante o mesmo período gastou mais de 22.9 mil milhões de dólares em marketing de conteúdos dos seus variados serviços.