Existem já soluções “caseiras” para os problemas de cabos na RTX 4090
Nos últimos dias temos vindo a verificar vários problemas com as recentes placas da NVIDIA, nomeadamente as RTX 4090. Os relatos surgem sobre vários cabos de ligação de energia que, subitamente, podem ficar queimados derivado de algo que ainda se encontra por explicar.
No entanto, apesar de ainda não existir uma confirmação “oficial” sobre o que estaria a causar estes problemas, os utilizadores pela Internet já se encontram a analisar as suas formas de resolverem o problema.
Um dos problemas que pode estar a causar as falhas da ligação nas RTX 4090 encontra-se sobre a forma como o conector se encontra soldado. Existem algumas fontes que apontam o facto da NVIDIA estar a usar um adaptador para as ligações 12VHPWR no qual a solda não se encontra bem aplicada no interior do conector. Com a pressão exercida pelos cabos, ou o uso normal dos mesmos, esta solda acaba por levar a um “curto circuito”, que nem será preciso dizer que não é algo bom para nenhuma gráfica – ou componente elétrico.
Para tentar mitigar este problema, algumas fabricantes começaram a sugerir que os utilizadores deixem um espaço de 35 mm entre a ligação e o resto do cabo antes de se “dobrar” o mesmo para a fonte de alimentação.
Para facilitar nesta tarefa, alguns utilizadores estão a criar pequenos mecanismos com papel ou impressoras 3D que permitem manter essa distância segura, evitando dobras nos cabos antes do que seria suposto, e evitando também a pressão sobre os cabos e soldaduras dos mesmos.
Esta pode não ser uma solução definitiva para o problema, mas pelo menos será melhor do que ter a placa gráfica queimada devido ao uso de cabos com defeito. De notar que a NVIDIA ainda se encontra a analisar as situações reportadas de problemas com os cabos de ligação, e é possível que venham a ser deixados detalhes sobre o mesmo dentro dos próximos dias.