Google Play Store com novas regras para os títulos de aplicações

Google Play Store com novas regras para os títulos de aplicações

A Google vai começar a implementar uma nova regra para as aplicações da Play Store, que vai limitar o nome que as aplicações podem ter dentro da plataforma da empresa.

Até agora, os programadores podiam colocar nomes bastante longos nas suas apps, que por vezes era usado como forma de chamar à atenção para determinados termos de pesquisa. Ou seja, invés de se colocar apenas o nome da aplicação, muitas acabavam por integrar também termos genéricos para aumentar a visibilidade nas pesquisas.

No entanto, a Google vai agora começar a implementar mudanças nisso. As aplicações da Play Store agora apenas podem conter um máximo de 30 carateres no nome principal. Isto limita consideravelmente o número de termos que podem ser colocados, mas também melhoram a forma como as apps são apresentadas na plataforma.

exemplo de app cortada

Invés de terem uma parte do título cortada, as aplicações agora podem surgir com os nomes completos, sem cortes. É importante notar que esta medida já estava prevista de entrar em vigor desde o ano passado, mas apenas agora a Google decidiu efetivamente começar a aplicar a mesma.

Curiosamente, algumas das próprias ferramentas da Google parecem estar a ser afetadas com a medida, nomeadamente algumas que tinham nomes mais longos e agora estão a surgir separados – como é o caso da ferramenta de transferência de dados entre dispositivos Android da empresa.

A ter em conta também que, mesmo com a limitação de 30 letras no nome da aplicação, a Google também integra agora novas regras sobre os termos que podem ser usados. Nomeadamente, a empresa impede que as aplicações possam ter keywords no título focadas para chamar à atenção nas pesquisas.