Google Play Store testa novo sistema de arquivo de aplicações
A Google encontra-se a trabalhar em novas formas de permitir aos utilizadores do Android pouparem algum espaço dos dispositivos, e uma das novidades para isso será o “arquivo” de aplicações.
Esta nova funcionalidade pretende ajudar os utilizadores a pouparem espaço de armazenamento, sem propriamente terem de remover as suas aplicações. O mesmo integra-se diretamente no sistema, permitindo que as aplicações sejam arquivadas, com os dados guardados, mas poupando o máximo de espaço que for possível no processo.
Agora, o utilizador do Twitter AssembleDebug revelou um pouco melhor como este sistema poderá funcionar. Este deve integrar-se diretamente com a Google Play Store, e os utilizadores podem arquivar as apps mantendo os dados nos dispositivos, mas sem todos os conteúdos da app. Dessa forma, quando for necessário novamente a mesma, é possível instalar de novo a aplicação e os dados permanecem tal como se encontravam anteriormente.
Além de permitir poupar no espaço de armazenamento, esta funcionalidade também evita que as apps estejam constantemente a correr em segundo plano ou possam gastar bateria desnecessária, sobretudo quando os utilizadores possuem quantidades elevadas de aplicações que não usam instaladas nos seus equipamentos.
Um dos exemplos deixados pelo utilizador indica a aplicação de Notícias da Google. Quando arquivada, esta conta com um espaço ocupado de apenas 1.4 MB, Invés dos 32 MB que normalmente necessita. De notar que a aplicação ainda vai surgir no ecrã inicial dos utilizadores, e estes podem rapidamente iniciar a mesma caso necessitem – a única diferença será que terão de descarregar os ficheiros da app diretamente da Play Store, portanto o arranque pode demorar mais tempo.
De notar que a funcionalidade ainda se encontra em desenvolvimento, e para já não se conhecem planos de quando vai ficar disponível para todos os utilizadores.