Google revela nova linha de Chromebooks “gaming”

Google revela nova linha de Chromebooks “gaming”

Na mesma altura em que a Google se encontra a preparar para o encerramento do Google Stadia, a empresa para continuar agora a investir no mercado “gaming”, ao revelar a parceria com algumas fabricantes para desenvolver novos portáteis Chromebook para gaming.

Normalmente, quando se pensa em “gaming”, um Chromebook está longe das escolhas para muitos. Em parte, estes portáteis sempre foram conhecidos por terem um hardware fraco, focado apenas para tarefas básicas, uma vez que a grande maioria das ferramentas disponíveis nos mesmos são na Cloud.

No entanto, a Google pretende mudar essa ideia, tendo agora criado uma nova parceria com marcas como a Lenovo, Acer e Asus, no sentido de criar os novos Chromebooks “gaming”. Estes dispositivos vão aproveitar as tecnologias de cloud gaming da Microsoft Xbox Cloud Gaming (Beta) e Nvidia GeForce Now – obviamente, Stadia está fora da lista.

Para já são conhecidos três modelos desta linha: ASUS Chromebook Vibe CX55 Flip, Acer Chromebook 516 GE e Lenovo Ideapad Gaming Chromebook. Estes modelos contam com processadores i3 ou i5, juntando 8+GB de RAM e ecrãs de 120 Hz (sendo que o Asus conta com um ecrã de 144 Hz).

Chromebook gaming Lenovo

A empresa sublinha ainda como todos os modelos contam com suporte para tecnologias como Wi-fi 6 e áudio imersivo. Para ajudar na aposta destes modelos, a Google confirma ainda ter criado uma parceria com a Nvidia, de forma a fornecer o GeForece Now RTX 3080 para os utilizadores com suporte para resoluções até 1600p.

A Microsoft também vai estar presente, não diretamente no sistema operativo, mas através de uma aplicação web criada especificamente para o ChromeOS, que vai permitir aceder aos conteúdos do Xbox Cloud Gaming. No entanto, os utilizadores necessitam de ter uma subscrição do Game Pass Ultimate para poderem aceder a estes conteúdos.

A Google revela ainda que se encontra a trabalhar com marcas como a Lenovo, HyperX, Acer, Corsair, e Steel Series, de forma a serem criados acessórios personalizados para os novos Chromebooks, que devem ser revelados durante os próximos meses.