Hacker condenado por roubar músicas de artistas como Ed Sheeran

Hacker condenado por roubar músicas de artistas como Ed Sheeran

Em meados de 2019, vários músicos nos EUA alertaram as autoridades para um suposto hacker, sobre o nome de “Spirdark”, que estaria a invadir as contas de várias entidades para roubar conteúdos privilegiados – nomeadamente músicas que ainda não tinham sido lançadas no mercado – para as venderem aos interessados em quantias elevadas.

Isto foi o que terá acontecido com Ed Sheeran, que teve algumas das suas músicas roubadas e divulgadas antes de serem oficialmente confirmadas pelo artista. Eventualmente as autoridades conseguiram identificar o atacante, que seria Adrian Kwiatkowski, residente no Reino Unido.

Kwiatkowski terá roubado as músicas dos artistas, e vendido as mesmas pela Dark Web, com mais de 148.000 dólares obtidos em criptomoedas. As autoridades afirmam que Kwiatkowski terá obtido acesso ilegítimo a contas cloud dos artistas, roubando as suas músicas no processo.

Infelizmente as autoridades não revelaram o nome das plataformas cloud associadas, mas o hacker foi detido com mais de 1263 músicas nunca lançadas em sua posse. Agora, de acordo com o portal da BBC, Kwiatkowski terá sido condenado a 18 meses de prisão pelo ato.

As autoridades afirmam ainda ter descoberto nos sistemas do hacker vários conteúdos que também terão sido roubados das contas dos artistas afetados, juntamente com um guia sobre como realizar o ataque em primeiro lugar, com planos detalhados a seguir para o processo. Em tribunal, Kwiatkowski confirmou as acusações, incluindo a de violação de direitos de autor e apropriação de conteúdo de terceiros.