MediaTek confirma novo chip Dimensity 1080

MediaTek confirma novo chip Dimensity 1080

A MediaTek confirmou a chegada ao mercado do novo chip Dimensity 1080. Este é o modelo mais recente de processadores da empresa, que conta com todas as mais recentes tecnologias e otimizações.

O Dimensity 1080 encontra-se produzido em 6 nm, e é composto por oito cores no total: dois ARM Cortex-A78 em 2,6 GHz e seis ARM Cortex-A55 a 2 GHz, além da GPU Mali-G68 MC4. Conta ainda com suporte para memórias RAM LPDDR5, bem como armazenamento interno UFS 3.1 e ecrãs FullHD+ a 120 Hz. Outro destaque encontra-se a nível do suporte para sensores da câmara, que neste caso permite até 200 MP com o Imagiq ISP, além do suporte à gravação 4K com HDR.

Em nível de desempenho, este é similar ao que se encontra no Dimensity 920, tendo a tecnologia HyperEngine 3.0 para melhorar o arrefecimento e desempenho durante o uso de jogos. Conta ainda com suporte para redes 5G, WiFi-6 e Bluetooth 5.2.

Detalhes das características do processador Mediatek

Até ao momento ainda se desconhecem quais serão os primeiros dispositivos a contar com este novo chip, mas algumas fontes apontam que o Xiaomi Redmi Note 12 deve ser um dos primeiros modelos a contar com o mesmo.