Meta multada na Turquia por combinar dados dos utilizadores
A Meta acaba de ser novamente multada, desta vez pelas autoridades da Turquia, por alegadamente cruzar informações dos utilizadores das suas diferentes plataformas – Facebook, Instagram e WhatsApp.
As autoridades turcas aplicaram uma multa no valor aproximado de 18.6 milhões de dólares, o que pode parecer pouco se tivermos em conta as recentes multas que foram aplicadas à empresa em vários outros países. Como exemplo, faz menos de um ano que a Comissão Europeia aplicou uma multa de 267 milhões de dólares ao WhatsApp por falhas na proteção de dados dos utilizadores.
De forma recente também, as autoridades do Reino Unido ordenaram à Meta que cancelasse o negócio de compra da plataforma Giphy, o que irá elevar ainda mais as perdas. Estes são apenas alguns dos exemplos de problemas que a Meta tem vindo a enfrentar em vários mercados, e que afetam negativamente a imagem da empresa e os cofres no final.
No entanto, no caso da Turquia, a Meta encontra-se acusada de usar a sua posição dominante no mercado para combinar os dados dos utilizadores entre as suas diferentes plataformas, com o objetivo de obter mais informações dos mesmos para fins de publicidade direcionada. As autoridades apontam ainda que a Meta deve cessar com essa atividade sobre as suas plataformas.
As autoridades consideram que, ao conjugar as informações das diferentes plataformas entre si, a Meta encontra-se a colocar numa posição de vantagem para a obtenção de dados dos utilizadores, prejudicando também as empresas rivais que não possuem a mesma capacidade de realizar a recolha das três plataformas principais da marca – WhatsApp, Facebook e Instagram.
As investigações na Turquia começaram depois das alterações que a Meta estaria a preparar-se para realizar, o ano passado, sobre o WhatsApp, e que levaram a uma investigação das práticas da empresa bem como da forma como os dados dos utilizadores estariam a ser recolhidos e processados pela mesma.