Meta perde recurso e vai ter de vender o Giphy
Depois de uma forte pressão por parte das autoridades do Reino Unido, a Meta confirmou que vai vender a plataforma Giphy, como forma de seguir também o que as autoridades tinham vindo a recomendar.
De acordo com o portal The Verge, a Meta terá confirmado que vai vender a empresa, embora se demonstre dececionada com a decisão da CMA. A empresa afirma que vai trabalhar com a CMA para começar a proceder com o desinvestimento na plataforma do Giphy, algo que será aplicado de forma geral e global.
De relembrar que a Meta tinha sido ordenada a vender a Giphy o ano passado, embora tenha apelado da decisão. No entanto, a decisão final das autoridades da competição de mercado do Reino Unido terá sido hoje conhecida, indicado que a Meta terá falhado em cinco das seis objeções levantadas sobre o caso.
A CMA afirma que a compra deve ser revertida, uma vez que as autoridades consideram que a Meta pode limitar o acesso do serviço a outras plataformas, levando ao possível prejudicar de outras entidades no mercado.
É importante relembrar que a CMA teve em conta várias indicações para a decisão final, incluindo vários estudos e informações que demonstravam que, com a compra da Giphy, a Meta poderia ter controlo para limitar a forma como conteúdos GIF seriam fornecidos em outras plataformas, tendo mesmo a autoridade para bloquear o acesso a tais conteúdos em plataformas rivais.