Microsoft confirma funcionalidades de segurança com impacto em jogos
Com a chegada do Windows 11, a Microsoft fez várias otimizações no sistema para melhorar a segurança do mesmo, nomeadamente com o uso de funcionalidades de virtualização para proteger componentes críticos do mesmo.
No entanto, parece que agora a empresa está a confirmar que existem alguns problemas com esta implementação, sobretudo para que use jogos no sistema. Num novo documento, a Microsoft confirmou que algumas funcionalidades de segurança e virtualização do Windows 11 podem causar impacto no desempenho de jogos no sistema.
Segundo a empresa, quando as funcionalidades de Isolamento do núcleo e a Plataforma de Máquinas Virtuais do sistema se encontram ativas, os jogos podem verificar lag acrescido ou perda de desempenho considerável.
A recomendação da empresa passa por os jogadores que pretendam aproveitar o máximo do desempenho possível desativarem estas funcionalidades, e ativarem as mesmas depois de usarem os jogos – o que está longe de ser uma solução perfeita.
As funcionalidades em questão requerem que os utilizadores reiniciem o sistema para serem ativadas, o que é um processo demorado e que a grande maioria acaba por não realizar. Sem dúvida, manter as mesmas ativas garante mais segurança, mas com o compromisso do desempenho.
Para os utilizadores interessados, a funcionalidade de Isolamento do Núcleo pode ser controlada a partir do Painel de Segurança do Windows.
Já a Plataforma de Máquinas virtuais encontra-se mais “escondida”, obrigando os utilizadores a procurarem pelas Funcionalidades do Windows, e manualmente desativarem essa opção.
Em ambos os casos, o reinício do sistema é sempre necessário.