Nova tendência quer que utilizadores paguem para rejeitar cookies online
Hoje em dia é praticamente inevitável aceder a um site que não tenha um aviso de cookies, que tanto podem ser informativos como simplesmente chatos de se usar. Seja como for, existe pouco a fazer senão aceitar ou recusar os cookies para se continuar a ver o conteúdo.
No entanto, alguns websites estão a adotar uma nova estratégia para dar a volta a este aviso. Como se sabe, os cookies necessitam de consentimento dos utilizadores para serem ativados, tendo também em conta todas as leis europeias criadas nesse sentido.
No entanto, alguns sites encontram-se agora a aplicar uma forma diferente de aplicar este aviso. Ou se aceita os cookies e a partilha de dados pessoais para fins de publicidade direcionada, ou então paga-se para remover a publicidade e eliminar os cookies.
Esta prática é conhecida como “cookie paywall”, e basicamente consiste em forçar os utilizadores a terem de pagar caso pretendam aceder a algum conteúdo sem os tradicionais cookies.
Enquanto que muitos sites permitem aceitar ou recusar os cookies, as “cookie paywall” são mais exigentes, obrigando ao pagamento para se “recusar” os cookies. Esta medida é aplicada sobretudo em portais de notícias, que tentam obter assim um rendimento extra para os seus conteúdos.
Não existe forma de contornar uma cookie paywall, nem mesmo usando os tradicionais sistemas de bloqueio de cookies ou de publicidade. Os conteúdos vão continuar, de uma forma ou de outra, a ficar escondidos por detrás de um acesso fechado e pago – e existem sempre formas de se contornar a maioria dos bloqueadores de publicidade.
Além disso, esta prática pode não ser inteiramente ilegal. Pelo menos, até ao momento, as autoridades não emitiram nenhum parecer sobre o mesmo. Os utilizadores continuam a ser informados da existência de cookies, e ainda podem recusar os mesmos caso pretendam, o que vai de encontro com as regras. No entanto, estas leis abrem espaço para serem interpretadas de diferentes formas, o que deixa aberta a possibilidade de ser criado este género de sistemas.
Apesar de não ser uma prática que tem vindo a ser bastante usada em sites, existe uma lista cada vez maior de plataformas a adotar a técnica. Entre estes sites encontra-se o portal “Der Spiegel”, um dos maiores sites de notícias da Alemanha, que fornece exatamente este género de pagamento no momento de entrada para qualquer utilizador residente na União Europeia.