Rússia deve manter-se no programa da Estação Espacial Internacional
Depois de ter lançado a ideia de que iria abandonar o projeto da Estação Espacial Internacional, a Rússia pode agora voltar atrás na sua decisão e acabar por se manter no mesmo durante mais algum tempo.
Segundo o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Sergey Krikalev, a entidade encontra-se agora a analisar a possibilidade de expandir a sua participação na ISS, com a possibilidade de permanecer no programa para lá de 2024 – altura em que a empresa tinha inicialmente referido que iria sair do projeto.
Apesar de a decisão final do governo russo apenas ser conhecida durante o próximo ano, a nova indicação aponta que as entidades russas devem ter mantido o contacto com as restantes entidades espaciais a nível mundial, no sentido de trabalharem para o sucesso da missão espacial.
De relembrar que, em meados de Julho, a Rússia teria afirmado os planos para abandonar o projeto, e partir para a construção de uma estação espacial dedicada apenas para a Rússia. No entanto, estes planos parecem agora ter-se alterado ligeiramente.
Em parte, esta ideia surgiu derivado das tensões entre a Rússia e o resto do mundo, com a invasão feita da Ucrânia em Fevereiro de 2022. De relembrar que a ISS espera-se que venha a manter-se no ativo, pelo menos, até 2030.