Samsung vai licenciar uso do Tizen OS para TVs de terceiros

Samsung vai licenciar uso do Tizen OS para TVs de terceiros

Durante a semana passada, a LG confirmou que iria começar a permitir entidades terceiras usarem o seu sistema webOS. E agora parece que a Samsung vai seguir a mesma ideia, permitindo o licenciamento do TizenOS para outros dispositivos que não sejam fabricados pela empresa.

De acordo com o comunicado da empresa, o TizenOS, que até agora encontrava-se limitado para as Smart TV fabricadas pela Samsung, irá começar a ser fornecido sobre o formato de licenciamento para outras empresas. Isto vai permitir que mais entidades possam vir a adotar o sistema para as suas TVs inteligentes.

Atualmente existem já algumas marcas interessadas em usar este licenciamento, e espera-se que a lista venha a aumentar consideravelmente durante os próximos meses. Portanto, é possível que em breve venham a surgir mais TVs no mercado com o TizenOS instalado, mas que não são diretamente associadas com a Samsung.

Isto permite também que o sistema venha a ser integrado em mais dispositivos, que doutra forma iriam usar versões mais baratas como o Android TV ou Roku. Isto também permite expandir a utilização do sistema no mercado, o que certamente será benéfico para a Samsung.