Telegram testa sistema de mensagens pagas para visualização
O Telegram continua a alargar as funcionalidades que fornece aos seus utilizadores, e as mais recentes podem vir a permitir que alguns utilizadores possam usar a plataforma para obterem um rendimento extra – sobretudo para quem gere grupos largos.
Ao que parece, a plataforma encontra-se a testar um novo sistema de pagamento para visualizar mensagens na plataforma. Basicamente, este sistema iria permitir aos utilizadores colocarem mensagens num grupo ou canal, os quais apenas poderiam ser vistos depois de se pagar uma determinada quantia.
O pagamento é feito diretamente pela aplicação, e fica disponível de forma permanente depois de ser adquirido. Esta pode ser uma boa forma de os utilizadores partilharem conteúdos pagos dentro do serviço, mas ainda se desconhecem detalhes sobre como o mesmo iria funcionar.
No entanto, ao mesmo tempo que surge esta novidade em testes, surgem também questões sobre como o Telegram pretende implementar o mesmo. Isto porque, tanto na Google Play Store como na App Store, as aplicações que queiram ter sistemas de pagamento integrados devem usar os respetivos meios das mesmas.
Neste caso, o Telegram encontra-se a usar a sua própria plataforma para aceitar os pagamentos, o que claramente iria violar os termos das duas plataformas anteriores.
O Telegram é também uma das plataformas que, em tempos, deixou duras criticas sobre as taxas cobradas pela Apple e Google sobre os pagamentos in-app. Portanto será interessante analisar como a empresa espera integrar esta funcionalidade na sua plataforma.
Seja como for, a novidade parece encontrar-se em testes, para já, sem nada concreto ainda revelado para lançamento.