TikTok com planos de batalhar diretamente a Amazon
Depois de ter criado uma rivalidade direta com plataformas de vídeo, o TikTok parece agora focado em ultrapassar um novo rival.
De acordo com os mais recentes rumores, o TikTok encontra-se a planear construir o seu próprio centro de distribuição de produtos nos EUA, de forma a permitir distribuir itens que sejam vendido sobre a plataforma de forma direta. Basicamente, a empresa encontra-se agora a lançar a ideia de criar uma alternativa à Amazon.
Esta medida, a confirmar-se, vai ser um grande avanço da plataforma na área do e-commerce, criando a sua própria linha de distribuição, e entrando num mercado que a mesma já tem vindo a tentar adotar faz algum tempo.
A ideia, no final, será aumentar as receitas através do uso de plataformas de distribuição para comerciantes, aproveitando ainda a popularidade do TikTok para a distribuição de publicidade e conteúdos para os comerciantes.
A ideia passa por integrar este sistema de entregas dentro do TikTok Shop, expandido também a oferta para incluir entregas diretas para os consumidores. De acordo com algumas ofertas de emprego da empresa, esta encontra-se a focar para já no mercado dos EUA, mas a ideia passa por abranger um formato internacional de entregas para o futuro, o que demonstra que isto não é apenas uma ideia sem planos para a frente.
A empresa encontra-se atualmente à procura de funcionários nos EUA para alguns cargos associados com a logística de entregas e encomendas, bem como para a organização de armazéns. Para já, todos os cargos existentes focam-se apenas para os EUA, sem referências a planos internacionais.
Numa fase inicial, apesar dos planos do TikTok em criar o seu próprio centro de distribuição, a empresa parece focada mais em trabalhar com parceiros para as entregas e gestão das encomendas. No entanto, no futuro, a ideia pode ser criar a sua própria frota de entregas, algo similar ao que a Amazon realiza para as encomendas nos EUA.
Ao mesmo tempo, a plataforma continua a apostar na criação de funcionalidades focadas para lojas a partir do TikTok, dando aos comerciantes novas formas de poderem apresentar os seus produtos.