WhatsApp ataca a Apple sobre privacidade do iMessage
Mark Zuckerberg parece ter um novo alvo no que respeita a críticas pela Internet, e desta vez é a Apple. A começar esta semana, Zuckerberg revelou uma imagem no seu Instagram a deixar uma clara mensagem contra a Apple e o seu sistema de mensagens do iMessage.
A imagem, que será de um cartaz de publicidade, faz a brincadeira direta com as mensagens verdes e azuis do iMessage, e pretende demonstrar como o uso do WhatsApp é mais seguro. O objetivo da campanha passa por demonstrar como o WhatsApp é uma plataforma mais segura para o envio de mensagens, encriptando os conteúdos ponta a ponta, e até mesmo os backups que são feitos das mensagens.
Zuckerberg é direto ao indicar que o WhatsApp fornece uma plataforma mais segura e privada para os utilizadores que o iMessage. Além disso, esta encriptação surge independentemente dos dispositivos que os utilizadores tenham – seja iPhone ou Android.
Foram ainda referidas algumas das funcionalidades existentes no WhatsApp que o iMessage não possui, como é o caso das mensagens temporárias e encriptação de backups.
De notar que a Meta não é a única empresa que está contra a ideia da Apple em criar um ecossistema com o iMessage, sendo que também a Google tem vindo a criticar a empresa por não integrar o suporte ao RCS – que muitos consideram ser o futuro do SMS.
Independentemente disso, esta campanha da Meta parece ser focada em mudar a imagem que o público possui da plataforma, centrando-se nas funcionalidades de privacidade que o WhatsApp fornece. Espera-se que durante os próximos dias venham a ser verificados mais conteúdos de publicidade do WhatsApp a surgirem por diferentes meios – a maioria para os EUA.
É importante notar que não é a primeira vez que a Meta tenta focar-se na privacidade que o WhatsApp fornece. No início deste ano a empresa fez uma campanha similar, mas esta será diferente pelo facto de trazer para o meio diretamente a Apple.
Como seria de esperar, junto desta publicidade, existem também comentários de utilizadores que questionam a empresa como se pode garantir a privacidade em algo que é construído pela Meta – um problema que ainda está longe de deixar de se encontrar na empresa.