Windows 11 pode receber nova ferramenta de otimização do desempenho

Windows 11 pode receber nova ferramenta de otimização do desempenho

A Microsoft tem vindo a trabalhar em novas formas de otimizar o desempenho do Windows sobre as mais variadas situações. No entanto, parece que está a ser desenvolvida uma nova aplicação que vai tratar desse problema de forma consideravelmente mais simples.

Segundo os mais recentes rumores, revelados no Twitter, a Microsoft encontra-se a desenvolver uma nova funcionalidade e aplicação para o Windows 11, apelidada de “PC Manager”, que teria como responsabilidade otimizar o sistema para o melhor desempenho possível.

Esta aplicação iria permitir colocar algumas das tarefas de manutenção do Windows sobre um único local, para rápido acesso e gestão das mesmas. Por exemplo, a limpeza dos ficheiros em cache e temporários poderia ser feita com apenas um clique. Seria ainda possível ver quais as apps que afetam o arranque do sistema ou realizar a verificação por vírus usando o Microsoft Defender.

imagens do PC manager do Windows 11

Como não poderia deixar de ser, a app também parece focada em tornar o Edge o navegador padrão do Windows, sobre uma funcionalidade conhecida como “Browser Protection”, que por entre as alterações, realizaria a mudança do navegador padrão do sistema para o Edge.

Seja como for, esta aplicação poderá ser certamente útil para os utilizadores com menos conhecimentos técnicos, que podem assim ter uma forma de otimizar o sistema sem terem de navegar por configurações complicadas no painel das “Definições”.

Para já esta aplicação ainda parece encontrar-se em testes, sem previsão de quando vai exatamente ser lançada para os utilizadores finais. Como tal, também se desconhece se irá ser algo que a empresa realmente vai lançar ou será apenas mais um teste focado apenas na ideia.