5G em Portugal vai continuar gratuito até Janeiro de 2023
As três principais operadoras em Portugal – MEO, NOS e Vodafone – confirmaram que vão continuar a manter o acesso à rede 5G gratuita até, pelo menos, 15 de Janeiro de 2023. Este é um novo prolongamento para a oferta que tem vindo a manter-se nos últimos meses.
De acordo com o portal ECO, as três principais operadoras confirmaram que vão prolongar o período de oferta do acesso à rede 5G para todos os clientes. Com isto, todos os clientes que tenham smartphones capazes de aceder a redes 5G podem continuar a beneficiar desse acesso, sem terem de pagar mais por isso – de relembrar que o acesso ao 5G estava considerado como sendo um extra para os tarifários, ou apenas acessível para alguns planos mais caros.
É importante relembrar que esta não é a primeira vez que as operadoras realizam o prolongamento da oferta de acesso ao 5G, desde que o mesmo começou a ser disponibilizado no final de 2021. Eventualmente, espera-se que o plano venha a começar a ser considerado um extra, mas pelo menos até 15 de Janeiro de 2023 este vai manter-se gratuito para todos.
De notar que, segundo os dados mais recentes da ANACOM, existem atualmente 4317 antenas com suporte a redes 5G espalhadas por Portugal, mas uma grande maioria dos locais ainda não possuem acesso à rede.