Autenticação em duas etapas via SMS no Twitter deixa de funcionar e bloqueia utilizadores
Numa das mais recentes ondas de alterações dentro do Twitter, durante o dia de hoje Musk confirmou que teria encerrado um conjunto de micro serviços associados com a empresa, no que o mesmo considerava “bloatware”.
No entanto, parece que no processo, está a causar também que os utilizadores fiquem fora das suas contas caso tenham a autenticação em duas etapas via SMS ativa nas suas contas. Segundo Musk, cerca de 20% dos serviços que estavam contratados pela empresa são realmente necessários, pelo que Musk decidiu terminar o contrato de outros que eram vistos como desnecessários.
No entanto, de acordo com os vários relatos de diversos utilizadores, no processo parece que a plataforma usada para o envio de códigos de autenticação em duas etapas do Twitter foi também desligada. Vários utilizadores confirmam que o sistema de envio dos códigos via SMS não se encontra a funcionar, podendo deixar os utilizadores bloqueados das suas contas caso terminem a sessão.
Caso ainda tenha a sessão ativa no Twitter, será recomendado que não termine a mesma, ou poderá ficar bloqueado da sua conta se este for a única forma de acesso.
De relembrar que o sistema de autenticação em duas etapas via SMS envia um código único para o telefone dos utilizadores, sempre que os mesmos tentam entrar nas suas contas. Este código é enviado diretamente pelo Twitter, que usa serviços externos para tal.
O problema parece encontrar-se no facto que, depois da mensagem de Musk, o sistema de envio dos códigos SMS deixou de funcionar, alegadamente porque o serviço associado com o mesmo teria sido desativado como parte de uma das medidas de Musk.
Com isto, os utilizadores que não tenham formas alternativas de autenticação, podem ficar bloqueados das suas contas. Esta não será uma recomendação que se deixe muita vez, mas por agora, para quem usa a autenticação em duas etapas, talvez seja melhor desativar temporariamente a mesma e passar a usar um método alternativo, como a criação dos códigos via app ou chave de segurança.
O problema, de momento, apenas afeta o sistema de envio dos códigos via SMS, sendo que todos os restantes métodos de autenticação parecem estar a funcionar corretamente.