Chrome agora permite guardar grupos de abas
O Chrome encontra-se a receber uma nova funcionalidade, que vai ajudar os utilizadores a manterem os seus grupos de abas no navegador.
Apesar de ainda se encontrar em testes, a nova funcionalidade vai permitir que os utilizadores possam guardar os grupos de abas criados no navegador, para que possam ser rapidamente carregados quando necessário.
Isto permite, por exemplo, que os utilizadores possam rapidamente configurar alguns sites que usem regularmente dentro de um grupo, e a pedido ou quando o navegador inicia terem os mesmos disponíveis rapidamente.
Anteriormente, os grupos de abas não eram persistentes. Ou seja, quando o navegador era reiniciado ou todas as abas fechadas, o grupo era perdido. Esta função vai alterar isso.
De momento a mesma ainda se encontra em testes, sendo que os utilizadores que pretendam testar a novidade devem manualmente alterar a flag em chrome://flags/#tab-groups-save
Feito isto, e reiniciando o navegador, passa agora a ser possível carregar com o botão direito do rato sobre um grupo de abas no Chrome, guardando a mesma nos favoritos. Isto permite mais tarde abrir automaticamente todos os sites dentro desse grupo.
Apesar de se encontrar disponível, para já, no Chrome, é possível que outros navegadores baseados no Chromium venham também a receber a novidade em breve. De momento ainda não existe previsão de quando esta vai encontrar-se disponível em formato estável e padrão para todos.