Dados demonstram que redes sociais estão a ser menos utilizadas
As redes sociais estão presentes no dia a dia de muitos utilizadores, no entanto, se tivermos em conta alguns dados recentes, existem indicações que a popularidade das plataformas está lentamente a desfazer-se.
De acordo com um estudo realizado pela empresa IPG Mediabrands, o qual analisou a evolução das redes sociais e o interesse dos utilizadores ao longo dos anos, esta tendência parece ter atingido o seu pico, estando agora em vias de começar a cair.
O estudo teve como base apenas os EUA, portanto pode não ser indicativo de dados mais generalizados. No entanto, os mesmos apontam que os utilizadores começaram a usar menos redes sociais ao longo dos anos. Em 2019, cada utilizador passava uma média de 82 horas por semana nas redes sociais, mas este valor terá caído para pouco mais de 72.8 horas em 2022, o que corresponde a uma queda de 11.2%.
O mais interessante será que isto afeta praticamente todas as plataformas por igual, até mesmo as que são consideradas as maiores redes sociais atualmente existentes, como é o caso do TikTok. Os dados demonstram que os utilizadores estão a usar cada vez menos estas plataformas conforme os anos passam.
De longe, os dados não revelam nenhum “apocalipse” para as redes sociais, mas demonstram claramente que os seus anos de crescimento podem estar a acabar. Como exemplo do TikTok, em 2022 a plataforma registou uma queda de 29% no uso semanal em comparação com 2021. E comparativamente a 2020 o uso foi de quase 42%, o que será ainda mais importante de ter em conta se analisarmos que este foi o ano em que a pandemia começou a afetar os utilizadores.
Um dos motivos apontados pelo estudo para esta queda encontra-se no facto que os utilizadores estão a preferir, cada vez mais, atividades no mundo real invés do digital. Isto faz com que existam mais utilizadores a optarem por colocar em pausa as suas atividades online.
No entanto, de notar que o estudo não teve em análise os motivos para a queda de uso, portanto as possibilidades são apenas uma das muitas que podem surgir sobre tal.
No entanto, algo dos dados parece central: cada vez mais utilizadores estão a optar por usar o “mundo real” invés do digital para passarem o seu tempo.