Dakota do Sul impede uso do TikTok em dispositivos oficiais do estado

Dakota do Sul impede uso do TikTok em dispositivos oficiais do estado

A Dakota do Sul, nos EUA, acaba de passar uma nova legislação que vai impedir as entidades do governo local de terem dispositivos onde o TikTok esteja instalado. A nova medida foi aprovada pelo governador do estado, Kristi Noem.

Com esta medida, todos os dispositivos do estado que sejam usados no mesmo pelas autoridades locais não vão poder contar com o TikTok instalado. Em causa encontra-se os receios sobre a possível segurança de informações sensíveis, tendo em conta a ligação entre a empresa mãe do TikTok, a Bytedance, e o governo da China.

Noem afirma que existem receios de que a app social esteja a ser usada como forma de recolher informações dos dispositivos onde se encontra, enviando esses dados diretamente para uma empresa com relações ao governo da China. A medida encontra-se desde já em vigor, e impede também as entidades de acederem ao portal do TikTok a partir até de computadores – não apenas de terem a app instalada nos dispositivos.

Segundo Noem, a Dokota do Sul não pretende entrar na ideia de fornecer informações potencialmente sensíveis e privadas para entidades associadas com o governo da China.

De notar que as autoridades dos EUA têm vindo a expressar cada vez mais receios sobre o TikTok, nomeadamente nas suas ligações com a empresa sediada na China. Apesar de a Bytedance ter vindo a trabalhar para dissipar esses receios, ainda assim as medidas aplicadas parecem ser insuficientes para resolver o mesmo.

De relembrar que, em 2020 e sobre a presidência de Donald Trump, o mesmo terá tentado bloquear o TikTok e WeChat sobre os EUA. Apesar de a medida não ter sido implementada, no processo várias entidades associadas com o governo foram banidas de terem a app instalada em dispositivos oficiais do estado.

Por outro lado, a Bytedance encontra-se atualmente a trabalhar com a Oracle para garantir a segurança dos dados que sejam originários dos EUA, e de todos os seus cidadãos, passando a infraestrutura da empresa para a plataforma sediada nos EUA.