Dispositivos da Samsung na mira de atacantes com novas falhas

Dispositivos da Samsung na mira de atacantes com novas falhas

A Samsung sempre se focou fortemente na segurança dos seus dispositivos, mas parece que existem algumas vulnerabilidades que estão agora a ser exploradas em determinados modelos da empresa para ataques zero-day.

Segundo revela a investigadora Maddie Stone, da equipa do Google Project Zero, pelo menos três dispositivos bastante populares da Samsung encontram-se a ser ativamente explorados para ataques através de falhas zero-day no software dos mesmos.

Em questão encontram-se os modelos Galaxy A50, Galaxy A51 e Galaxy S10, os quais a investigadora afirma que possuem falhas de segurança no software que estão já a ser ativamente exploradas para ataques.

Segundo a mesma, as falhas apenas se encontram nos dispositivos que possuem o chip Exynos, mas é grave o suficiente para levar ao potencial compromisso de dados dos utilizadores no equipamento ou instalação de malware no mesmo.

As falhas encontram-se a ser exploradas neste momento para a instalação de spyware, o que aponta que pode tratar-se de um ataque direcionado para certos grupos ou personalidades. No entanto, as falhas existentes no software da Samsung facilitam esta tarefa – e a investigadora afirma que estão a ser ativamente exploradas.

Acredita-se que as falhas ainda estão ativas no sistema, sendo que a Samsung não terá lançado uma atualização para a mesma, e que o kit de exploração usado pelos atacantes encontra-se a circular sobre alguns meios – mas como ainda não foi completamente identificado, isto também dificulta a tarefa de encontrar a resolução completa do problema.

Por enquanto, os utilizadores são aconselhados a terem atenção às apps que instalam nos seus dispositivos, sobretudo quando originárias de fontes desconhecidas.