Especialistas apontam o que pode acontecer se o Twitter fechar de vez

Especialistas apontam o que pode acontecer se o Twitter fechar de vez

O Twitter encontra-se em grandes mudanças, algumas das quais parecem estar a dividir os utilizadores. Existe quem acredite que a plataforma ainda se poderá manter, enquanto que outros começam a ditar o fim da mesma face às mudanças de Elon Musk.

Esta ideia é algo que alguns especialistas também têm vindo a analisar, nomeadamente no que pode acontecer caso o Twitter realmente mude drasticamente ao ponto de ser fechado.

A plataforma já perdeu mais de 50% da sua força laboral, e existem alguns relatos que menos de 25% dos funcionários que estariam na plataforma antes da entrada de Musk ainda se encontram nos seus postos.

A isto juntam-se ainda os vários problemas que surgiram das medidas de Elon Musk. Uma das primeiras a surgir foi sobre o novo sistema de verificação do Twitter, onde as contas com o Twitter Blue poderiam ficar verificadas – o que levou a uma onda de contas falsas, de roubo de identidade ou para esquemas.

Segundo vários especialistas, caso o Twitter venha realmente a mudar drasticamente ao ponto de fechar, existe uma forte possibilidade de outras plataformas sociais aproveitarem a deixa. Neste caso, o TikTok pode ser um dos que iria ganhar alguma vantagem, juntamente com plataformas como o Mastodon, ou até o Reddit.

Esta ideia será válida não apenas para utilizadores finais, mas também para anunciantes. Nos últimos dias temos visto cada vez mais entidades a suspenderem as suas campanhas de publicidade no Twitter, o que pode abrir portas para que sejam criadas campanhas sobre plataformas rivais. O TikTok é uma das maiores candidatas a tal, tendo em conta a sua interação com os utilizadores.

No entanto, se existe uma plataforma que certamente já se encontra a verificar as vantagens do fim do Twitter será o Mastodon. Esta plataforma tem vindo a acolher uma grande onda de novos utilizadores, a maioria em saída do Twitter, e caso a plataforma encerre de vez poderá ser uma das principais a acolher o espaço deixado pela rede.

Outra plataforma que também tem vindo a ganhar destaque é o LinkedIn. Embora voltada mais para o formato profissional, existem muitos utilizadores do Twitter que se encontram a olhar para o LinkedIn como uma plataforma a manter no futuro, sobretudo para quem esteja a apostar em conteúdos mais dedicados a nível de trabalho.

Por fim, existe a possibilidade que algo inteiramente novo venha a surgir. A Internet encontra-se em constante inovação, e com isto existe a possibilidade que o “próximo Twitter” esteja a ser desenvolvido, ou ainda nem tenha sido lançado. O futuro ainda é incerto sobre o que pode vir a acontecer, apesar de todas as possibilidades, mas a de uma plataforma vir a surgir com a mesma ideia do Twitter, e capaz de cativar os utilizadores, é algo certamente em cima da mesa de possibilidades.

Seja como for, o Twitter (ainda) se encontra ativo, e tudo o que pode ser apontado para já são previsões para um possível futuro. Nada garante que a plataforma venha realmente a encerrar, e tão pouco que as medidas de Musk até possam vir a surgir como positivas para a rede.