Estúdio de Arma 3 alerta para gravações falsas de desinformação usando o jogo
A internet pode ser um meio importante para se obter informações, mas ao mesmo tempo deve-se ter cuidado sobre os conteúdos que são encontrados na mesma. Com a invasão da Ucrânia por parte da Rússia, e mesmo depois de meses em conflito, ainda existe muita desinformação que se encontra a surgir sobre o tema.
E, curiosamente, um dos métodos mais usados para criar este género de desinformação baseia-se numa base única: o jogo Arma 3. Imagens gravadas do jogo têm vindo a ser constantemente usadas como meio de propagação de imagens alegadamente da guerra, com novas informações – mas que são, obviamente, falsas.
Isto terá levado os criadores de Arma 3 a deixarem um alerta para a comunidade sobre como reconhecer potenciais vídeos falsos usando o jogo como forma de distribuir conteúdos falsos. A Bohemia Interactive decidiu criar um pequeno vídeo onde detalha alguns dos pontos comuns que conteúdos de desinformação normalmente possuem.
A empresa afirma que, apesar de ser bastante agradável de ver que o jogo é capaz de criar um ambiente de guerra realista o suficiente para ser usado em vídeos, que tal não se aplica quando os mesmos são usados para campanhas de desinformação em larga escala.
Os estúdios afirmam que imagens de Arma 3 foram usadas em várias situações para campanhas de desinformação sobre a guerra – não apenas da Ucrânia, mas também de outros países.
Segundo os estúdios, os utilizadores deve estar atentos a alguns sinais de possíveis vídeos adulterados. Um deles será a baixa resolução dos vídeos, que tentam ocultar artefactos que claramente indicariam tratar-se de um videojogo. Outro método muitas vezes usado para este fim é o de colocar a câmara “a tremer”, o que reduz ainda mais a qualidade do vídeo.
Muitas vezes, estes conteúdos são também colocados em gravações noturnas, uma vez que é mais difícil de destingir detalhes que davam conta dos falsos itens no vídeo. A maioria também não inclui som, nem pessoas.
Os utilizadores devem ainda estar atentos a possíveis partículas irrealistas de surgirem na realidade, como é o caso de determinados detritos que ocorrem em explosões, ou com chamas e efeitos pouco naturais.
De notar que não é a primeira vez que videojogos são referenciados como imagens aparentemente reais, ou levados para o engano, mas em alturas de conflitos tendem a surgir mais conteúdos criados exatamente para desinformação deste tema.