Excesso de reviews pode prejudicar as vendas de produtos online
Quando se vai comprar um novo produto ou serviço online, muitas vezes olha-se para as reviews dos mesmos antes de realizar a compra. Estas podem ajudar a decidir qual a melhor oferta, ou se o produto realmente é o que diz ser.
No entanto, por muito valiosas que estas reviews podem ser, um novo estudo aponta que “demasiadas” reviews também podem ser prejudiciais. Um estudo realizado por investigadores da Penn State afirma que existem duas partes a ter em conta no que respeita a reviews online.
Para os consumidores, ter acesso a este género de informação pode ajudar a realizar a compra de forma mais convincente e segura, portanto para as empresas ainda será um fator importante a ter em conta. Mas, por outro lado, quando o número de reviews é elevado, isso pode ser um fator contraditório para a compra.
O estudo aponta que, sobre um determinado produto, apresentar mais do que três reviews pode ser considerado prejudicial. Isto porque os consumidores que procurem esta informação podem ser sobrecarregados com detalhes desnecessários ou confusos, seja a review positiva ou negativa, acabando por levar a confusão. Eventualmente, isso leva a que seja menos propicio de se realizar a compra.
O estudo aponta que, para as lojas de venda online, o ideal será manter três reviews em destaque, e que mais do que isso pode começar a ter um impacto negativo para os consumidores. Obviamente, isto poderá variar conforme o género de produto ou serviço, mas a base será idêntica para todos.
Ao mesmo tempo, aplica-se ainda o facto que muitas das reviews que são deixadas podem não ser propriamente úteis. O estudo, que teve por base a analise de reviews feitas a produtos da Amazon, aponta que por todos os comentários deixados, apenas uma pequena percentagem dos mesmos possui real interesse para os consumidores, sendo a grande maioria desnecessários ou que acrescentam pouca informação sobre o produto em si.