FTC pode vir a bloquear compra da Activision pela Microsoft
A Microsoft pode vir a ter mais problemas para realizar a compra da Activision Blizzard, agora com as autoridades dos EUA a poderem criar entraves neste processo.
De acordo com os mais recentes rumores, a FTC terá começado a analisar a possível compra pouco tempo depois da mesma ter sido revelada oficialmente. E se tivermos em conta os recentes desenvolvimentos, é possível que a entidade venha a levantar algumas questões para a empresa.
Segundo o portal Politico, a FTC encontra-se a preparar para iniciar um processo contra a Microsoft de forma a tentar bloquear a compra da Activision, sobre a possibilidade de abuso de posição no mercado caso esta se realize.
Alegadamente, a Microsoft não terá convencido a FTC das intenções sobre a compra, e como tal, a agência encontra-se agora a preparar para avançar com o processo para evitar que a compra seja realizada.
De notar que ainda não existe uma confirmação oficial sobre o avançar deste bloqueio, mas as fontes apontam que a investigação da FTC encontra-se praticamente terminada, e que o resultado deve manter-se. A realizar-se, este processo pode ser confirmado ainda durante o próximo mês, atrasando mais uma vez a possível compra.
De relembrar que não é apenas nos EUA que a Microsoft pode vir a enfrentar problemas. Isto porque no Reino Unido, a CMA também terá iniciado uma investigação mais alargada do negócio em Setembro, depois da empresa não ter convencido os investigadores sobre a compra. Também a Comissão Europeia confirmou recentemente que iria avançar com uma investigação mais aprofundada da compra.
Por entre as preocupações da FTC encontra-se a possibilidade da Microsoft obter uma vantagem injusta no mercado dos videojogos, além de passar a ter um controlo bastante alargado sobre o mesmo, prejudicando os rivais.
A Sony tem vindo a ser uma das maiores opositoras desta compra, em parte porque a empresa alega que a mesma vai prejudicar a sua entidade, sobretudo nos títulos que estão atualmente em posse da Activision, e que poderiam ser usados pela Microsoft como forma de prejudicar os rivais em vantagem da sua plataforma – a Xbox.