Mastodon conta com mais de um milhão de utilizadores ativos

Mastodon conta com mais de um milhão de utilizadores ativos

O Mastodon tem vindo a ser uma das principais opções para quem procura uma alternativa ao Twitter. E os números parecem confirmar exatamente isso, tendo em conta a recente revelação do criador da plataforma.

Eugen Rochko, criador do código do Mastodon, afirma que desde o anúncio que Elon Musk iria passar para a direção do Twitter, milhares de utilizadores começaram a migrar para a plataforma. Atualmente existem mais de 1.028.362 utilizadores ativos mensalmente sobre a rede do Mastodon, sendo um novo marco para a plataforma.

mastodon numeros

O Mastodon possui uma base de funcionamento bastante similar ao Twitter, contando até com alguns extras adicionais. Mas um dos maiores atrativos para alguns será o facto de ser uma plataforma completamente aberta e livre, onde qualquer um pode, teoricamente, ter a sua própria instância (servidor).

Apesar de o Mastodon não ser propriamente novo no mercado, não existe como negar que foi desde a mudança de administração do Twitter que a sua popularidade cresceu. Rochko afirma que, desde o dia 27 de Outubro de 2022, foram criados 1124 novos servidores de Mastodon pelo mundo, com mais de 489.003 novos utilizadores na plataforma.

Tendo em conta o grande fluxo de utilizadores que se encontram a abandonar o Twitter, existe uma forte possibilidade da plataforma vir a crescer ainda mais no futuro.

E caso não nos acompanhe, saiba que estamos também no Mastodon: @tugatech@mastodon.social

Ou também pode ver como começar a criar a sua conta e interagir sobre esta nova plataforma, usando o nosso guia.