Novo malware esconde-se dentro de ficheiros de imagem PNG
Existe uma nova tendência na forma como malware se tem vindo a distribuir, passando dos tradicionais formatos para começar a ser integrado em ficheiros aparentemente benignos.
De acordo com as empresas de segurança ESET e Avast, desde Setembro de 2022 que uma nova campanha de malware tem vindo a propagar-se em força pela Internet. O malware, conhecido como “Worok”, tem vindo a esconder-se sobre ficheiros de imagens PNG regulares, e aparentemente inofensivas.
O malware é capaz de se esconder em ficheiros de imagem PNG, tendo como alvo vitimas de perfil de relevo no mercado, sobretudo nos continentes da África e Ásia. O ataque ocorre em duas etapas, onde na primeira os sistemas são infetados com um DLL malicioso ou programas capazes de abrirem ficheiros de imagem, decifrando o código escondido nas mesmas. Uma vez instalado, o malware procede com o download de aparentes imagens PNG, mas que no código interno possuem a segunda parte do ataque – o malware propriamente dito.
Os investigadores indicam que o malware tira proveito da plataforma de alojamento cloud do Dropbox para enviar ficheiros e outras informações, bem como para descarregar a imagem aparentemente legitima. Como se trata apenas de uma imagem, a maioria dos serviços não irá considerar a mesma como maliciosa, e muitos programas de segurança também podem ignorar o conteúdo.
Uma vez no sistema, o malware procede com as suas atividades maliciosas, roubando informações sensíveis do mesmo, como senhas e carteiras virtuais de criptomoedas.