O custo escondido do Black Friday
A Black Friday pode ser uma das melhores alturas para se encontrar aquele produto que se espera todo o ano para ter, a um preço consideravelmente mais barato. E certamente que, para os consumidores, isso será algo positivo.
No entanto, existe um custo escondido sobre todo este género de “promoções” a larga escala, e um deles foca-se sobretudo nos trabalhadores das empresas que criam estas promoções.
Durante o período da Black Friday, muitas empresas apostam em longas horas de trabalho para dar conta de todos os pedidos e vazão de encomendas que chegam durante este período. E não é necessário que este trabalho seja feito diretamente em lojas físicas – ainda mais porque muitas das promoções passaram para a esfera virtual.
Hoje em dia, lojas físicas deram lugar a compras em plataformas virtuais. No entanto, apesar de isso diminuir as filas para entrar nas lojas, o trabalho que os funcionários necessitam de ter não será por isso reduzido. Os pedidos ainda necessitam de ser processados, e com valores mais alargados que o habitual, existe uma forte possibilidade que os trabalhadores tenham de pagar o preço.
Segundo um estudo da CNBC, o movimento de pessoas durante o Black Friday para lojas físicas, o ano passado, foi cerca de 28% abaixo do que era registado em períodos pré-pandemia, e em parte porque muita gente começou a adotar medidas de compras online.
Com isto, no entanto, os pedidos online aumentaram consideravelmente. Apesar de cada vez mais as empresas estarem a apostar nesta vertente. E com o crescimento também da adesão a este género de dias, cada vez mais consumidores se encontram a realizar compras no formato digital.
Junto dos armazéns, que necessitam de processar estes pedidos, o aumento dos mesmos também leva a mais trabalho para os funcionários, que muitas vezes necessitam de ficar horas alargadas a tratar de todos os pedidos apenas para poder corresponder às exigências das empresas e dos consumidores.
A ideia que o digital facilita a tarefa de encomenda de compras na Black Friday pode ser verdade, se tivermos em conta o lado dos consumidores. Mas ao mesmo tempo, suporte um preço escondido em cada pedido extra que tem de ser processado nos armazéns das empresas.