Samsung confirma novas empresas a usarem os seus chips de 3nm

Samsung confirma novas empresas a usarem os seus chips de 3nm

A Samsung confirmou que vai começar a produzir os chips de 3nm para algumas grandes entidades no mercado global, usando os mais avançados desenvolvimentos da empresa nesta área para tal.

De acordo com o comunicado da empresa, a Samsung terá sido a escolhida por alguns nomes da indústria para a produção de chips em 3nm. Entre os nomes encontra-se a NVIDIA, Qualcomm, IBM e Baidu, as quais vão usar a arquitetura dos chips da empresa em futuros dispositivos.

Esta medida espera-se que venha a dar um impulso para a Samsung em comparação com a TSMC, que ainda é atualmente a líder na produção de chips neste formato. De relembrar que a Samsung confirmou recentemente que iria iniciar a produção destes chips em larga escala, esperando que as linhas de produção estejam totalmente preparadas para a procura até 2024.

A NVIDIA irá usar os chips de 3 nm em futuras placas gráficas da empresa, enquanto que a IBM deve usar para produzir os seus próprios CPUs. A Qualcomm necessita dos mesmos para os chips ARM para smartphones e, por fim, a Baidu irá integrar a tecnologia em futuros processadores focados para centros de dados.

Segundo a Samsung, a sua produção de 3nm terá começado em Junho, sendo que esta fornece até 45% mais eficiência energética e 23% mais desempenho comparativamente aos chips de 5nm. Uma segunda geração do processo de produção de chips 3nm já se encontra também em desenvolvimento, que deve contar com ainda mais melhorias.

É importante relembrar que a TSMC ainda continua a ser uma das maiores fabricantes de chips em 3nm, com a Samsung a ficar-se ligeiramente atrás na corrida. Ainda assim, a aposta de mais fabricantes na mesma será certamente positivo para os avanços da marca no mercado.