Setor dos semicondutores pode vir a sentir impactos da crise

Setor dos semicondutores pode vir a sentir impactos da crise

O mercado dos semicondutores pode vir a passar em breve por novos problemas, com as mais recentes previsões a não apontarem um futuro positivo nos próximos tempos.

De acordo com os dados de análise da empresa Gartner, as receitas no mercado dos semicondutores deve cair cerca de 3.6% em 2023, face aos problemas a nível da economia global, o que pode vir a ter impacto sobre a produção de componentes no mercado.

Inicialmente a empresa esperava um crescimento no setor, com receitas gerais de 618 mil milhões de dólares em 2022 para 623 mi milhões de dólares em 2023. No entanto, as novas previsões agora apontam para a queda nos 596 mil milhões de dólares.

Para já, as receitas provenientes das vendas para os consumidores tem vindo a cair, face às dificuldades económicas em geral, mas as receitas de empresas manteve-se em valores estáveis. Segundo a empresa de análise do mercado, os consumidores em geral têm vindo a dar prioridade nas suas despesas para setores importantes, e isso leva a que alguns considerados como “secundários” venham a registar quedas.

No caso das empresas, apesar de os valores continuarem elevados, ao mesmo tempo ainda continuam a ser verificados receios que possam vir a ser sentidos problemas no futuro. Os analistas apontam que a rápida deterioração do mercado financeiro a nível global pode vir a trazer problemas para as principais entidades do setor, o que leva agora à redução das previsões.

Ao mesmo tempo, conforme os consumidores também se encontram a procurar menos componentes eletrónicos, isso leva a que as empresas tenham uma maior produção e unidades em stock, o que eventualmente leva a uma baixa de preços para que as entidades possam escoar o stock existente.

As previsões apontam ainda que o desemprego pode vir a aumentar durante os próximos tempos, conforme as previsões financeiras também se encontram negativas.