Twitter deixa de aplicar medidas de combate à desinformação sobre COVID
No início do período mais crítico da pandemia, o Twitter foi uma das empresas que aplicou medidas para combater a desinformação relacionada com o COVID. No entanto, isso agora vai deixar de ser aplicado.
O Twitter alterou recentemente os termos da plataforma e de transparência de conteúdos, onde agora surge a indicação que o conteúdo de desinformação relativamente ao COVID vai deixar de se encontrar em vigor.
Ou seja, com esta medida, a plataforma deixa de remover conteúdo que possa ser considerado desinformação relativamente ao vírus. A medida terá começado a ser aplicada desde 23 de Novembro, de acordo com a mensagem.
De notar que ainda se desconhece se o Twitter vai restabelecer o acesso de contas que tenham sido banidas por violarem esta política, ainda mais tendo em conta as recentes declarações de Musk sobre fornecer amnistia a contas que tinham sido anteriormente banidas da plataforma.
O Twitter começou a combater a desinformação sobre o COVID em Janeiro de 2020, na altura que o mesmo começou a propagar-se em larga escala a nível mundial. Nos anos seguintes, a empresa terá alegadamente removido 11.200 contas por propagarem desinformação sobre o mesmo, com 97.600 conteúdos removidos e 11.7 milhões de contas marcadas como sendo de desinformação.
Na altura, várias entidades apontaram que o sistema do Twitter era um dos mais eficazes, por entre todas as plataformas sociais, a implementar medidas contra a desinformação.
O Twitter não possui atualmente uma equipa de comunicação que possa comentar sobre o caso, no entanto, Elon Musk já deixou criticas no passado à politica de remover contas com base na desinformação, e também apresentou algumas duvidas sobre métodos de segurança usados para combater o vírus.
Esta noticia surge na mesma altura em que existem também rumores sobre a possibilidade de Elon Musk estar a cortar em algumas das equipas de moderação, nomeadamente nas equipas dedicadas para o combater a conteúdos abusivos de menores, juntamente com outros vários temas. Ainda assim, Musk afirma em várias declarações que o combate a conteúdo deste género será a principal prioridade do Twitter.