Twitter pode estar a trabalhar em mensagens diretas encriptadas

Twitter pode estar a trabalhar em mensagens diretas encriptadas

O Twitter pode estar finalmente a ponderar integrar um novo sistema de encriptação ponta-a-ponta para as mensagens diretas na plataforma, uma funcionalidade que tinha vindo a ser pedida pela comunidade faz já algum tempo.

Como se sabe, as mensagens diretas trocadas atualmente sobre o Twitter não se encontram encriptadas. Isto pode ser, nos dias de hoje, considerada uma falha de segurança, quando cada vez mais plataformas estão a adotar o sistema de encriptação de conteúdos nas suas plataformas.

O Twitter já tinha vindo a trabalhar nesta ideia desde, pelo menos, 2018, altura em que ainda testou um novo sistema de “Conversas secretas”, mas foi algo que nunca se converteu no produto final. Mas parece que agora isso pode mudar.

A investigadora Jane Manchun Wong afirma ter descoberto alterações no código fonte das apps do Twitter que apontam a possibilidade da empresa estar a trabalhar numa nova versão das mensagens diretas encriptadas por padrão. Obviamente, ainda será cedo para clarificar exatamente o que esperar deste sistema, mas segundo Wong o código possui referências a chaves privadas e de encriptação, o que aparenta estar relacionado com a ideia de proteger as mensagens partilhadas no serviço.

mensagem de confirmação da encriptação de mensagens diretas no twitter

De notar que, apesar de o Twitter não ter confirmado diretamente a funcionalidade, Elon Musk respondeu a Wong com um emoji, o que parece confirmar que a funcionalidade está efetivamente em testes.

A encriptação é um método que cada vez mais empresas sociais têm vindo a adotar para garantir mais privacidade. As mensagens são encriptadas durante todo o percursos, sendo apenas possível verificar o seu conteúdo com a respetiva chave de destino – que apenas se encontra nos dispositivos dos utilizadores. Desta forma, mais ninguém pode ter acesso às mensagens para além dos participantes na conversa.

É importante sublinhar que, para já, ainda não foram revelados detalhes sobre quando esta funcionalidade vai encontrar-se disponível para os utilizadores finais.