Ubuntu agora permite suspender atualizações de pacotes snap

Ubuntu agora permite suspender atualizações de pacotes snap

Os utilizadores do Ubuntu poderão brevemente colocar em suspenso as atualizações de pacotes snap no sistema. A Canonical revelou que a nova versão do sistema permite colocar os pacotes para atualização em suspenso por um período de tempo – ou desativar completamente, se pretendido.

Por padrão, o gestor de pacotes snap do Ubuntu realiza a atualização automática dos mesmos, para manter o sistema seguro e atualizado. No entanto, isto pode ser algo que nem todos pretendam, e para tal existe agora uma forma de impedir isso – embora ainda seja necessário aos utilizadores acederem ao terminal para tal.

Os pacotes podem ser suspensos de forma temporária ou permanente, e pode ser aplicado de forma global ou apenas para pacotes específicos. Por exemplo, caso se pretenda colocar em pausa a atualização do VLC, é possível agora usar o comando snap refresh –hold=XXh vlc (onde XX corresponde às horas que se pretenda).

O mesmo processo pode ser aplicado também a todos os pacotes, com o comando snap refresh –hold=XXh, ou até de forma permanente com o comando snap refresh –hold.

De notar que, para já, esta novidade apenas se encontra disponível para quem esteja sobre o canal snapd edge, mas espera-se que venha a chegar nas versões estáveis durante os próximos tempos.