União Europeia alerta Elon Musk sobre possível bloqueio do Twitter

União Europeia alerta Elon Musk sobre possível bloqueio do Twitter

O Twitter tem vindo a focar-se na ideia que a sua plataforma deve ser aberta para todos e com liberdade de expressão. No entanto, essa ideia pode colidir rapidamente com algumas leis, nomeadamente a nível europeu.

E, ao que parece, podem avizinhar-se problemas para a rede social caso algo não seja feito. De acordo com o Financial Times, a União Europeia terá deixado o aviso para o Twitter sobre um possível bloqueio da plataforma caso Elon Musk não consiga atingir as metas de moderação necessárias.

Thierry Breton terá realizado o alerta durante uma videochamada com o próprio Musk, onde terão sido discutidos vários pontos relativos à moderação de conteúdos no Twitter e ao futuro da plataforma em geral. No entanto, Breton não terá poupado os comentários sobre a possibilidade da rede social vir a ser banida caso não atinja as metas necessárias para ficar de acordo com a legislação europeia.

Alegadamente, Breton terá alertado Musk para o facto que este necessita de seguir alguns pontos chave, entre os quais se encontra deixar de reativar contas “aleatórias” dentro da plataforma, bem como a empresa deve concordar com uma investigação independente mais aprofundada para analisar a capacidade de moderação da mesma – algo previsto para o próximo ano.

De relembrar que, no passado, Breton teria já deixado comentários sobre como o Twitter necessita de manter moderação sobre os seus conteúdos, nomeadamente sobre temas de desinformação e de conteúdo de ódio – uma ideia que pode ir contra as próprias ideias de Musk para a plataforma.