Windows 11 22H2 conta com novas funcionalidades de segurança via hardware
A Microsoft tem vindo a focar-se consideravelmente mais na proteção dos utilizadores do Windows, e com isto surgem cada vez mais funcionalidades focadas para garantir essa segurança no sistema.
A chegada do Windows 11 veio trazer consigo novas exigências a nível da segurança – como é o caso do TPM 2.0. No entanto, a empresa ainda continua a integrar funcionalidades no sistema focadas para essa tarefa, e a mais recente versão do Windows 11 22H2 é um exemplo disso mesmo.
Segundo a empresa, esta nova versão do sistema chega com uma novidade conhecida como Total Memory Encryption – Multi-Key (TME-MK), que teoricamente deve garantir mais segurança para os dados presentes na memória do sistema. Esta funcionalidade encontra-se disponível para todos os processadores mais recentes da Intel de 12ª geração e para a linha Intel Xeon de 3ª geração.
A TME-MK deverá fornecer mais segurança para os dados que são enviados para a memoria do sistema, encriptado o conteúdo conforme este vai sendo enviado num formato algo similar à encriptação ponta-a-ponta – mas neste caso o processador realizar a tarefa, dai que é necessário um processador compatível com a tecnologia.
Os interessados poderão verificar mais detalhes sobre o funcionamento e uso desta tecnologia sobre o site da Microsoft. O foco será, sobretudo, para usar em ambientes onde a virtualização via Hyper-V esteja também a ser usada – sendo ainda necessário que os utilizadores ativem manualmente a funcionalidade para as VMs que pretendam.