Binance bloqueia 3 milhões de dólares roubados em ataque à Ankr

Binance bloqueia 3 milhões de dólares roubados em ataque à Ankr

A Binance confirmou recentemente ter congelado quase 3 milhões de dólares em criptomoedas, depois de um ataque realizado sobre a infraestrutura da Ankr. Acredita-se que os fundos podem estar associados com o roubo da entidade.

A Ankr afirma que, como parte do ataque, foram roubados quase 5 milhões de dólares em Binance Coin, mas a empresa garante que pretende cobrir todas as perdas dos utilizadores finais. Ao mesmo tempo que o ataque à Ankr estaria a ser realizado, a plataforma Helio também confirmou ter sido vitima de um ataque similar.

A equipa da Ankr confirmou que o roubo terá ocorrido sobre o token BNB, com um valor máximo de 5 milhões de dólares. Poucas horas depois, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, confirmou ter colocado em pausa todas as transações de Ankr na sua plataforma, onde foi identificado o que se suspeita ser uma parte dos fundos que foram roubados da plataforma.

Acredita-se que o ataque terá ocorrido a nível da plataforma, com uma potencial chave privada dos programadores comprometida, e que terá sido usada para a realização de transações dentro da rede.

A par com o ataque à Ankr, também o protocolo Helio confirmou ter sido afetado pelo ataque, com aproximadamente 15 milhões de dólares roubados da plataforma – embora a entidade ainda não tenha confirmado valores exatos.

Neste momento ainda se encontra a decorrer a investigação do ataque e onde se encontram os fundos roubados, mas acredita-se que os atacante podem ter usado a plataforma do Tornado Cash para distribuir uma parte dos fundos roubados antes que a Binance tenha conseguido bloquear a transação.